Em assembleia junto à Prefeitura Municipal, feirantes criam a Associação da Feira Livre de São José dos Quatro Marcos

Por Emerson Souza Miler

No dia 10 de setembro às 19h, no Auditório Nádia Maria Violin Tosti, localizado na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos Marcos-MT, ocorreu a Assembleia Geral de criação da Associação de Feirantes da Feira Livre do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O evento contou com a participação de dezenas de feirantes de diferentes ramos na Feira Municipal.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, foi responsável por coordenar os trabalhos da referida reunião junto aos feirantes. Na ocasião, o Secretário de Agricultura Vagner Meira ressaltou que a criação de uma Associação é fundamental para desenvolvimento socioeconômico dos feirantes e para fortalecer a Feira Municipal, ampliando a geração de emprego e renda no município.

No início dos trabalhos, foi feita a leitura do edital de convocação da Assembleia, que deliberou sobre os seguintes assuntos:1. Constituição (Fundação) da Associação; 2. Leitura, análise e aprovação do Estatuto Social; 3. Eleição e Posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

O edital foi lançado no dia 01 de setembro e foi fixado em espaços públicos e divulgado por meio de convite, mensagens, áudios e vídeos em grupos de WhatsApp.

No início dos trabalhos foram apresentados conceitos, princípios, legislação e vantagens do Associativismo, e a importância da criação da Associação de Feirantes para fortalecer as lutas pelos direitos desse segmento social, viabilizar projetos de reforma e revitalização do espaço físico da Feira Municipal e demais projetos socioeconômicos para a categoria.

A Associação recém-criada terá como presidente a feirante Regina Aparecida Hernandes, que foi eleita por unanimidade pelos presentes na Assembleia.

A Secretaria de Agricultura irá orientar o processo de registro da Associação em cartório e na Receita Federal, até que esteja ativa, bem como dará suporte com a sua infraestrutura física para o funcionamento inicial da organização.